Radiologia Intervencionista – Especialidades médicas | Especialidades na Home | Hospital Prohope

Especialidades médicas Especialidades na Home

Radiologia Intervencionista

A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica que utiliza a radiologia não só para o diagnóstico, mas também para o tratamento de várias doenças, por meio da associação. A área de urologia presta atendimento para pacientes com patologias das vias urinárias masculina e feminina e do sistema genital e reprodutor masculino. A gama de doenças urológicas é diversa e varia de acordo com a faixa etária: nos adolescentes, principalmente as Doenças Sexualmente Transmissíveis, as patologias genitais e os traumatismos; nos adultos, os cálculos renais, as infecções, a infertilidade e os tumores; nos idosos, especialmente os tumores, as doenças da próstata e a incontinência urinária.

O PROHOPE dispõe de profissionais para atender as subespecialidades urológicas, como a urologia Ginecológica, Oncológica, Endourologia (cuida de pacientes com cálculos renais), e Neurológica (atendimento a doenças neurológicas que acometem o sistema urinário).

O Hospital é referência no tratamento de cálculos renais por possuir aparelhos de última geração e equipes médicas permanentemente atualizadas.

O de princípios clínicos e cirúrgicos. Recursos de imagem como radiografia, angiografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia, historicamente utilizados apenas com finalidade diagnóstica, são combinados a instrumentos cirúrgicos para acessar e tratar praticamente qualquer órgão do corpo.

O grande diferencial da Radiologia Intervencionista é, assim, permitir a realização de procedimentos intervencionistas comprovadamente seguros, eficazes e pouco dolorosos, que resultam em uma redução no tempo de recuperação do paciente, diminuindo a taxa de complicações e, consequentemente, o tempo de internação hospitalar.

Durante o procedimento, as fotos obtidas por equipamentos de imagem permitem, por exemplo, que o radiologista intervencionista conduza instrumentos como cateteres por dentro de canais naturais do corpo, como vasos sanguíneos, para acessar órgãos profundos como fígado, rins e ossos, sem que sejam necessárias grandes incisões na pele e em outros tecidos.

Médicos Envolvidos

  • Gelson Domingues de Brito Lopes Neto – CRM – 11379
  • Paulo Cerutti Franciscatto – CRM – 25504
  • Roberto de Andrade Nascimento – CRM – 13060
  • Thiago Nogueira Lessa – CRM – 21231
  • Augusto César Paraiso Martins Neto – CRM – 24115