Serviços

Gastroenterologia

Realizamos exames de Endoscopia Digestiva Alta e Baixa (Colonoscopia) e Retossigmoidoscopia voltados para atendimento adulto com acompanhamento de anestesista.

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

O exame de Endoscopia Digestiva Alta é utilizado para avaliar o esôfago, estômago e duodeno. Um aparelho flexível é introduzido pela boca e deslocado até o duodeno, transmitindo imagens para um monitor, onde se pode observar a mucosa (camada que recobre internamente o tubo digestivo) e as possíveis alterações que possam existir, a exemplo de gastrite, esofagite e úlceras. O exame de Endoscopia está indicado na investigação de diversos sintomas, como azia, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldade de engolir. O exame é realizado com sedação anestésica venosa, portanto é indolor e tem duração aproximada de 10 a 15min.

Lista de procedimentos que podem ser realizados durante o exame de Endoscopia Digestiva:

  • Biópsias e/ou citologia
  • Polipectomia do esôfago, estômago ou duodeno
  • Injeção de substância medicamentosa por Endoscopia (exemplo: tatuagem)
  • Mucosectomia
  • Cromoscopia digital, óptica ou com corantes (exemplo: índigo carmin)
  • Ligadura elástica do esôfago, estômago ou duodeno
  • Esclerose de varizes de esôfago, estômago ou duodeno
  • Hemostasia mecânica do esôfago, estômago ou duodeno (hemoclipe)
  • Hemostasia térmica por Endoscopia (plasma de argônio)

COLONOSCOPIA

A Colonoscopia é realizada através da introdução de um aparelho flexível com iluminação central introduzido pelo canal anal, para avaliação da mucosa do reto, intestino grosso e íleo terminal (porção final do intestino delgado). Trata-se de um exame completamente indolor, feito com sedação anestésica venosa e possui duração média de 30 minutos. Para realizar esse exame, é necessário efetuar um “preparo do cólon”, que nada mais é que um procedimento de limpeza das fezes dos intestinos, através de uma dieta especial (predominantemente líquida) e o uso de laxantes, com o objetivo de permitir boa visualização da mucosa intestinal durante o exame.

A Colonoscopia está indicada para prevenção do câncer do intestino grosso e reto, cuja incidência é crescente, em ambos os sexos, e deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade ou antes, nos casos de história familiar de câncer colorretal. Outras indicações da colonoscopia são sintomas como sangue nas fezes, constipação ou diarreia persistente.

Lista de procedimentos que podem ser realizados durante o exame de Colonoscopia:

  • Biópsias e/ou citologia
  • Polipectomia do cólon ou reto
  • Injeção de substância medicamentosa (exemplo: tatuagem com tinta nanquim)
  •  Mucosectomia
  • Cromoscopia digital, óptica ou com corantes (exemplo: índigo carmin)
  • Hemostasia mecânica do cólon (hemoclipe)
  • Hemostasia térmica do cólon (plasma de argônio)

RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLÉXIVEL

A Retossigmoidoscopia Flexível é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do segmento inferior do intestino grosso (cólon sigmóide), reto e região anal. O instrumento utilizado é um tubo flexível que é introduzido pelo canal anal após aplicação de um anestésico local. Esse aparelho possui uma mini câmera em sua extremidade final, a qual transmite as imagens para um monitor colorido em tempo real.

Normalmente, não há necessidade de sedação, afinal a Retossigmoidoscopia é um exame relativamente rápido (possui duração aproximada de 15 minutos) e costuma ser bem tolerado mesmo sem anestesia venosa. O exame de Retossigmoidoscopia está indicado para auxiliar o diagnóstico de sangramento retal, sensação de desconforto perianal, sensação de “caroço” (nodulação) em região anal (investigação de doença hemorroidária), perda de muco e/ou pus nas dejeções, alteração de ritmo intestinal (obstipação/diarreia persistente), e ainda para avaliação de tumores da porção final do intestino grosso, reto e ânus.

Lista de procedimentos que podem ser realizados durante o exame de Retossigmoidoscopia:

  • Biópsias e/ou citologia
  • Polipectomia do cólon ou reto
  • Injeção de substância medicamentosa (exemplo: tatuagem com tinta nanquim)
  • Mucosectomia
  • Cromoscopia digital, óptica ou com corantes (exemplo: índigo carmin)
  • Hemostasia mecânica do cólon (hemoclipe)
  • Hemostasia térmica do cólon (plasma de argônio)

LIGADURA ELÁSTICA

O tratamento cirúrgico é o tratamento clássico e mais difundido para a doença hemorroidária, porém existem algumas alternativas como a hemorroidopexia com grampeamento, a identificação do vaso hemorroidário por ultrassonografia seguida de ligadura com pontos e interrupção do fluxo sanguíneo, e a ligadura elástica do vaso hemorroidário. A ligadura Elástica interrompe o fluxo sanguíneo associado à retração do mamilo hemorroidário, melhorando o sangramento e diminuindo a exteriorização deste através de uma banda elástica. De uma maneira mais simples, o procedimento tem a mesma ideia da tradição dos antepassados que enrolavam uma linha ao redor de uma verruga para que a mesma caísse.

COLOCAÇÃO DE BALÃO INTRA GASTRICO

O balão intragástrico é uma bola de silicone, extremamente resistente ao ponto de suportar o hostil ambiente estomacal por mais de 6 meses, maleável, preenchido por um conteúdo liquido (soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno, o que confere sua cor azul), projetado para ser inflado dentro da câmara gástrica  através de uma simples endoscopia, em questão de minutos, portanto, não é uma cirurgia.

O principal efeito do balão vem da alteração da saciedade sentido pelo seu portador durante sua estadia, e pelas alterações hormonais e neurais provocadas pela sua presença, especialmente nos três primeiros meses, onde mais de 70 % do seu efeito ocorre. A partir daí o efeito mecânico, ou seja, a obstrução espacial começa a ser mais importante do que os outros efeitos.

Tipos de balão intragástrico

Existem vários balões diferentes. No entanto, são comercializados no Brasil apenas alguns. Já existe um balão que é duplo balão, outro que se engole como se fosse um comprimido. Existem balões que tem o conteúdo de liquido e também que são preenchidos com ar, esse quase não usado no Brasil. Dentre os de líquido, temos um balão regular que permanece por 6 meses no estômago, e temos um balão ajustável que pode permanecer por 1 ano e ser ajustado conforme a necessidade. Há também um balão que chegará no Brasil em breve, que pode ficar 1 ano mas não é ajustável. Então, de acordo com o caso ou perfil do paciente se escolhe o melhor balão para o tratamento.

Vantagens do balão intragástrico

Por ser uma técnica endoscópica as principais vantagens são:

  • Feito em caráter ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar
  • Não é cirúrgico, portanto uma técnica conservadora, sem mutilação de órgãos para que tenha o seu efeito
  • É transitório e completamente reversível. O tratamento pode ser interrompido a qualquer momento se for desejo do paciente ou se o caso assim pedir
  • É repetível. Diferentemente da cirurgia, esse tratamento pode ser realizado mais de uma vez, quantas vezes for necessário
  • Tem uma perda média no Brasil em torno de 20% do peso total da pessoa
  • É considerado um tratamento de baixíssimo risco de complicações e morte, ou seja, bem seguro se respeitado as condições clinicas do
    paciente